sábado, 12 de maio de 2012

Síndrome de Down


S
Índrome de down
É causada por uma anomalia genética, pela presença de um cromossomo 21 extra.

 A pessoa com síndrome possui além de características físicas já conhecidas, características bem próprias e em intensidades diferentes. Pode apresentar desenvolvimento cognitivo mais lento, agressividade, isolamento social, dificuldade motora dentre outros. É importante ressaltar a singularidade e evitar qualquer tipo de generalização.
O desenvolvimento dessas crianças é semelhante às demais crianças, porem é preciso levar em consideração suas singularidades, se concentrar em buscar habilidades e também competências, tais como: realizar sua higiene pessoal, fazer compras, circular sozinho, coisas que propicie uma melhor qualidade de vida. Pois alguns indivíduos podem apresentar dificuldades em adquirir habilidade que proporcione maior autonomia.
Os portadores da síndrome possuem algumas limitações, tais como desenvolvimento motor mais lento, na fala, percepção de espaço e coordenação e também um desenvolvimento cognitivo mais lento, tais como, compreensão dos fatos que ocorrem a sua volta, aquisição de conceitos e estabelecimento de relações.
O processo de inclusão desses indivíduos deve ser guiado de forma bem peculiar, é uma demanda que implica uma nova postura da escola e também dos pais para que ambos mantem as expectativas, atividades de cobranças ao nível da capacidade da criança em determinado momento e propiciando 




desafios gradativamente. A escola deve atender as especificidades dessa criança fazendo-a se sentir habituada ao ambiente, devem ser traçados objetivos desde que seja respeitado o tempo de cada criança com relação a essas metas. Sendo assim a inclusão é viável.













Nenhum comentário:

Postar um comentário